Novembro Azul, saúde forjada na prevenção
–
Novembro Azul é o tema mundial para combate ao câncer de próstata, com o objetivo de alertar o público masculino sobre essa doença e sobre a importância da realização de um diagnóstico precoce.
A campanha do Novembro Azul também sugere quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é tema tratado com muito preconceito entre os homens, em razão do método do exame clínico (toque retal). Isso faz com que muitos prefiram não procurar o urologista e, como consequência, o diagnóstico da doença ocorre de forma tardia.
O mês de novembro foi o escolhido em função de no dia 17 de novembro, que é o “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”.
–

–
Qual a função da próstata?
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Seu tamanho é compatível com o de uma castanha. Localizada logo abaixo da bexiga, ela circunda a primeira porção da uretra. Essa glândula exerce um importante papel na reprodução, uma vez que libera uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garante a viabilidade dos espermatozoides. Essa secreção possui enzimas anticoagulantes e também nutrientes para os gametas masculinos.
A próstata pode sofrer um aumento benigno à medida que o homem envelhece. Esse aumento é observado em quase todos os homens com mais de 70 anos e pode causar uma obstrução na uretra, impedindo a passagem adequada de urina. Além disso, a próstata é também um local em que frequentemente observa-se o desenvolvimento de câncer, sendo essa doença comum em homens com mais de 65 anos.
–
É melhor estar informado sobre o Câncer de Próstata e os exames para um diagnóstico precoce
–
O câncer de próstata é o segundo principal tipo de câncer que mais ocorre em homens em todas as regiões do nosso país. A incidência do câncer de próstata é alta, porém o assunto, muitas vezes, não é tratado com a devida atenção pelos homens. A expectativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) é de que, somente em 2018, tenham surgido 68.220 novos casos da doença no Brasil. De acordo com o Instituto Oncoguia, cerca de 1 homem, em 36, morrerá em decorrência de câncer de próstata.
O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente. Mais de 70% dos doentes foram diagnosticados aos seus 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionado com os números de ocorrência da doença. Além disso, a evolução dos métodos de diagnóstico também pode explicar esse número.
Além da idade, outros fatores parecem ter relação com o surgimento do câncer de próstata. Primeiramente devemos destacar que pacientes que possuem parentes que tiveram a doença têm risco aumentado de desenvolvê-la. Além disso, homens negros possuem mais chances de desenvolver a doença que homens brancos, assim como obesos apresentam maior risco.
Aliados a esses fatores, não podemos deixar de mencionar os hábitos alimentares pouco saudáveis, um tema ainda controverso, mas que merece atenção. Uma alimentação rica em gordura, carnes e embutidos pode causar sérios problemas de saúde, inclusive o desenvolvimento de câncer de próstata. Sendo assim, controlar a alimentação, preocupando-se sempre em inserir vegetais na dieta, pode ajudar na proteção contra esse câncer e em outras doenças.
O diagnóstico da doença é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e do exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal é feito porque a glândula está localizada em frente ao reto e, no exame, o médico consegue perceber a textura dela e avaliar se há presença de caroços. Esse exame é rápido e pouco incômodo.
O PSA, por sua vez, é um exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático específico (enzima produzida pelo tecido prostático), que tende a aumentar em casos de câncer de próstata. Na maioria dos homens, o nível de PSA é inferior a 4 ng/mL. Caso seja observada alguma alteração nesses exames, uma biópsia deve ser realizada.
A recomendação de realização dos exames para diagnóstico desse tipo de câncer depende da avaliação do médico. Normalmente é recomendado que eles sejam feitos a partir dos 45 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar dessa doença, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 40.
Vale salientar que maiores chances de cura estão diretamente relacionadas com diagnóstico precoce. Desse modo, é importante realizar os exames na idade indicada e na ocorrência de sintomas, como dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Faça a sua parte!
#MESLpelaPREVENÇÃO
–
CONHEÇA A METALÚRGICA SPILLERE
–
Oferecemos produtos laminados e trefilados em perfis chatos, quadrados, redondos e especiais, de acordo com os projetos dos clientes, tendo como fornecedores de matéria-prima as principais usinas siderúrgicas do Brasil.
–
Ao longo dos mais de 75 anos de nossa história, nos especializamos em desenvolver soluções personalizadas que atendam às necessidades dos nossos clientes, por meio dos nossos principais diferenciais: Flexibilidade, agilidade e qualidade.
Nossa equipe é responsável por atuar na análise de viabilidade de projetos considerando questões técnicas, ferramental necessário, prazos e qualidade do produto final.
Para atender a projetos customizados, foram necessários investimentos em inovação, tecnologia e qualificação profissional da nossa equipe.

Entre em contato para desenvolvermos juntos a solução que sua empresa precisa.
–
CONHEÇA OS PRODUTOS DA METALÚRGICA SPILLERE
–

–

–

–
- Saiba mais sobre nosso processo de Laminação de Aço clicando aqui.
- Saiba mais sobre nosso processo de Trefilação de Aço clicando aqui.
- Conheça nossos produtos clicando aqui.
- Desenvolva seus projetos clicando aqui.
–
FAÇA PARTE DA NOSSA EQUIPE E DA NOSSA HISTÓRIA
–

–
Na Metalúrgica Spillere acreditamos que um dos principais fatores positivos na busca por inovação é a diversidade de raça, credo e gênero. Apoiamos a inclusão e cremos que uma organização se desenvolve por meio do relacionamento harmonioso de pessoas, opiniões e culturas diferentes, oportunizando assim aprendizado e evolução.
Venha somar seu talento com nossa equipe!
Juntos, buscamos construir uma cultura organizacional positiva, orientada ao desenvolvimento das equipes, do ambiente de trabalho e da qualidade de vida dos colaboradores.
Envie seu currículo clicando aqui.